O agente clareador utilizado para o clareamento dental realizado no consultório odontológico é um gel de Peróxido de Hidrogênio, e pode ser encontrado em concentrações de 25% e 35%.
A DMC desenvolveu um gel denominado Lase Peroxide (25% ou 35%) que possui 2 soluções (Peróxido de Hidrogênio e Espessante) que devem ser misturados na proporção de 3 gotas do peróxido de hidrogênio para 1 gora do espessante. Esta proporção dá ao gel uma consistência viscosa, evitando o escoamento do gel para os tecidos bucais.
O peróxido de hidrogênio, através de sua decomposição química, libera radicais livres para o dente, promovendo a quebra das moléculas de pigmento encontradas nos dentes. Esta reação química pode ser acelerada através de luz e/ou calor. O método preferencial é a utilização de fontes de luz, como os LEDs e os LEDs híbridos (LED + laser em baixa intensidade), para acelerar esta reação. Para que o gel clareador tenha interação com essas fontes de luz, que normalmente são azuis, é necessário que ele tenha a cor vermelha.
É importante que a luz emitida seja absorvida pelo gel clareador, que por sua vez, tem sua cor alterada indicando que a reação química está acontecendo. Essa alteração de cor pode ir do vermelho ao laranja ou do vermelho ao transparente. Nesse sentido, indicamos a utilização de géis clareadores que mudem do vermelho para o laranja, pois, quando o gel fica transparente já não há mais a interação entre ele e a fonte de luz. Sendo assim, o gel também é responsável por absorver as luzes emitidas pelos equipamentos, impedindo que o dente receba toda a luz emitida.