Quando utilizamos a palavra dose no manual da DMC, notará que a palavra “energia” estará entre parênteses. A dose que nos referimos é a quantidade de Joules (energia) depositada no tecido. Por exemplo, utilizamos entre 0,5 e 2 Joules para processos cicatriciais de tecido mole.
Já a fluência, é a quantidade de energia depositada em uma determinada área, que por convenção é a área da secção transversal do feixe laser quando o aplicamos de forma pontual. No exemplo citado anteriormente, a fluência estaria entre 15 e 50 J/cm².
Quando queremos utilizar a laserterapia em função das características do paciente, tanto faz em reduzirmos a dose ou a fluência, pois ambos os parâmetros estão interligados. Ao diminuirmos a dose, automaticamente diminuiremos a fluência. Da mesma forma, o tempo de irradiação será diminuído na mesma proporção.
Para facilitar a utilização e levando em consideração que no display do equipamento o que mais está em evidência é a dose (J), você poderá utilizar esse parâmetro para ajustar conforme o paciente.