Os procedimentos prévios ao clareamento dental são fundamentais para o sucesso do tratamento.
Após a anamnese específica, exame clínico e radiográfico, a profilaxia é um item importantíssimo para o clareamento dental.
Nos casos em que há a necessidade da realização de raspagem supra e/ou sub gengivais, estes procedimentos devem ser realizados em sessões prévias à sessão do clareamento. Estes procedimentos de raspagem podem provocar sangramento gengival que impede uma correta adaptação da barreira gengival, além de poder causar exposição dentinária desencadeando um quadro de sensibilidade dental.
Na sessão de clareamento, a profilaxia dos dentes deve ser realizada imediatamente antes do clareamento. Os materiais indicados para a profilaxia são: pedra pomes, água e escova de Robinson (ou taça de borracha). Não devemos neste momento realizar a profilaxia com jato de bicarbonato de sódio, pois ele é um neutralizador do peróxido de hidrogênio (Gel Clareador Lase Peroxide Sensy, concentração de 35% ou 25%).
Se houver necessidade de uma profilaxia prévia com jato de bicarbonato, ela deverá ser realizada na sessão anterior, cerca de 3 dias antes da sessão de clareamento. O que não exclui a profilaxia com pedra pomes imediatamente antes do clareamento.