O laser de baixa potência atua na mucosite oral como anti-inflamatório local, analgésico e cicatrizante, ajudando na cicatrização das lesões orais e melhorando o fluxo salivar do paciente, além de ativar a imunidade local do paciente.
Para o paciente, isso significa maior qualidade de vida, uma vez que os pacientes acometidos com a Mucosite Oral possuem grande dificuldade em se alimentar, deglutir e higienizar a cavidade oral. Neste sentido, garantir ao paciente a possibilidade de poder se alimentar corretamente, melhora sua condição geral, fundamental para o sucesso do tratamento médico no qual ele se encontra.
Existem atualmente protocolos preventivos, para erem aplicados previamente é instalação da mucosite e há protocolos para a mucosite já instaurada.
Protocolo (tratamento preventivo):
1 Tratamento preventivo: Iniciar o tratamento junto com as sessões de quimio/radioterapia. Trata-se de tratamento preventivo uma vez que não se espera a formação da mucosite no 4º ou 5º dia de tratamento antineoplásico, sendo o objetivo evitar que apareçam as lesões ou diminuir a intensidade das mesmas. Aplicações podem ser diárias (5 x por semana) ou de acordo com a disponibilidade do paciente.
2 Regiões de aplicação: A aplicação deve ser feita nas 8 regiões descritas a seguir e o número de pontos em cada uma vai depender da densidade de energia aplicada: mucosa jugal direita e esquerda, palato, lábio inferior, lábio superior, dorso língual e lateral da língua e assoalho bucal. Não se deve fazer a irradiação sobre o local de biópsia ou sobre onde estava localizada a lesão tumoral e deve-se dar uma margem de segurança para aplicação do laser de 2 cm de distância do local da lesão. Em pacientes que apresentem dor ao deglutir, pode-ser fazer aplicação extra-oral na região do pescoço exceto em pacientes que apresentem o tumor localizado nesta região.
Energia por ponto: cerca de 1 J por ponto
Número de pontos: aplicar 3 pontos por região
PROTOCOLO (mucosite clinica)
1 Tratamento da mucosite instalada: Aplicações diárias ou de acordo com disponibilidade do paciente até o término da quimioterapia ou radioterapia. Alguns clínicos continuam esta aplicação por mais alguns dias.
*Se a mucosite for bastante intensa ou abranger uma área extensa, dar preferência pela menor dose aplicando em mais pontos.